Vocês já ouviram aquela história de “pegar o bonde andando”? Foi isso que aconteceu com Negão, desde seu avô que era maestro de banda, depois seu pai, que deixou uma obra significativa no Brasil, agora chegou sua vez. Tudo começou quando o padre Atílio da paróquia de São Francisco de Sales em São Paulo, levou para o Vaticano uma fita com a gravação de Negão com 2 anos cantado uma música sacra. Na volta, o Padre trouxe uma surpresa para a família, a fita que tinha levado foi mostrada para o Papa João XXIII, que comovido, redigiu uma benção e mandou que entregasse para os familiares do menino.

   Depois, aos 7 anos de idade, ganhou seu primeiro violão tocando a música “Abismo de Rosas” na rádio Bandeirantes e no mesmo ano, participou do filme “O corintiano” do cineasta Amácio Mazzaropi, com o qual Elpídio realizou grande parceria.

    Ouvinte cativo dos ensinamentos de seu pai, aos 15 anos, juntamente com os irmãos e amigos, fundou o Paranga, com o objetivo de executar a obra que o compositor tinha deixado. Em 1981, depois de 20 anos sem carnaval em São Luiz do Paraitinga, Negão e os formadores do Paranga na época resolveram resgatar o carnaval da cidade. Logo o grupo organizou os primeiros bailes e festivais de marchinhas que revelavam a cada ano novas músicas e novos compositores. 

    A história foi crescendo e hoje o carnaval de São Luiz do Paraitinga figura entre os maiores do Brasil.

    Negão é o principal responsável pelos arranjos do Paranga, que resultaram na renovação da obra de Elpídio atingindo novas gerações.

    Já atuou com diversos artistas da música brasileira, fez trilhas pra filmes e documentários, participou de campanhas publicitárias, entre outras ações.  

    Idealizador de projetos, como o Centenário de Nascimento de Elpídio dos Santos: Antes da hora, na hora e depois da hora, que resultou no DVD Tributo a Elpídio dos Santos. Negão trabalha sempre com o resgate da cultura brasileira através de Elpídio, Mazzaropi e outras pessoas e manifestos que como eles, tenham grande valor para o país, além de ser compositor de inúmeras músicas, gravadas em CDs do Paranga e de amigos.

 

 

 

Biografia Negão dos Santos

_____________________________________________________________________________________________________________________________

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Negão dos Santos